segunda-feira, 21 de junho de 2010

2€ Vaticano 2004 - "75º Aniversário do Tratado de Latrão"

Data de lançamento: 15 Dezembro 2004
Tiragem: 85.000
História e descrição: A moeda exibe como elemento principal uma representação esquemática das muralhas que delimitam a cidade do Vaticano, com a Basílica de São Pedro em primeiro plano, estabelecido pelo Tratado de Latrão, com a Basílica de São Pedro em primeiro plano. O tema de comemoração é o 75º aniversário do Tratado de Latrão, um dos pactos letaranenses, feito em 1929 pelo Reino de Itália e a Santa Sé, ratificado a 7 de Junho de 1929, dando fim à "Questão Romana". Os pactos consistiam em 3 documentos:
1. Um tratado político reconhecendo a total soberania da Santa Sé no Estado da Cidade do Vaticano, doravante estabelecida;
2. Uma concordata revelando a posição da Igreja Católica e a religião Católica no estado Italiano;
3. Uma convenção financeira acordando a liquidação definitiva das reivindicações da Santa Sé por suas perdas territoriais e de propriedade.


Em redor dessa representação principal a moeda apresenta: do lado esquerdo, a inscrição "75º ANNO DELLO STATO"; na parte superior direita a referência aos anos em questão- "1929-2004"; também do lado direito, em letras pequenas, estão o nome do desenhador "VEROI" e as iniciais do gravador "L. D. S. INC". No anel externo aperecem as 12 estrelas da União Europeia e a inscrição "CITTA´ DEL VATICANO".

Sem comentários:

Enviar um comentário