sábado, 1 de maio de 2010

5€ Portugal 2010 - "O Justo de D. João II"



Série: Tesouros Numismáticos Portugueses
Data de lançamento: 24 Março 2010
Tiragem: 150.000
Metal: Cuproníquel 75/25
Acabamento: Normal
Diâmetro: 30 mm
Peso: 14 g
Escultor: José Viriato
História: D. João II foi o décimo-terceiro Rei de Portugal, cognominado de “O Príncipe Perfeito”, pela forma como exerceu o poder. Era filho de D. Afonso V, ao qual sucedeu em 1481, e acompanhou-o nas campanhas em África e foi armado cavaleiro na tomada de Arzila. Enquanto o pai enfrentava os castelhanos, o príncipe assumiu a direcção da expansão marítima portuguesa iniciada pelo seu tio-avô, o Infante D. Henrique. Após combater a conspiração contra ele existente, governou sem oposição, sendo um grande defensor da política de exploração atlântica, dando prioridade à descoberta do caminho marítimo para a Índia. Em 1494, negociou o Tratado de Tordesilhas com os reis católicos. Morreu no ano seguinte, não deixando herdeiros legítimos, e tendo escolhido para seu sucessor o duque de Beja, seu primo direito e cunhado, que viria a ascender ao trono como D. Manuel I.

El-Rei D. João II mandou lavrar moedas novas no ano de 1485; a primeira foi uma de ouro, que chamavam Justo de lei de 22 quilates, e peso de 600 reis, que tem de uma parte o escudo real já com as quinas direitas sem a Cruz de Aviz, e foi esta a primeira vez, em que assim apareceu o escudo real, depois d’El-Rei D. João I o qual foi Mestre de Aviz, pos o escudo real no meio da Cruz daquela Ordem, e as letras dizem: JOANNES SECUNDUS R. PORTUGAL ALGAR DOMINUS GUINE, que é: João II Rei de Portugal, e dos Algarves, Senhor da Guine, o qual titulo tomou também no mesmo ano; da outra parte estava El-Rei armado, assentado em cadeira real com uma espada na mão, e as letras à roda diziam : JUSTUS UT PALMA FLORIBIT: o justo florescerá como a palmeira, deste letreiro parece lhe deram a esta moeda o nome de Justo”.

O Justo de D. João II, de 1485.

O Justo era uma moeda de ouro de 916,6 º/oo, com o valor de 600 reais brancos, tendo 30 a 34 mm de diâmetro e 6 g de peso.

Descrição: Ao centro do anverso surge o Escudo Nacional coroado. Na orla da moeda surge a inscrição “+ 5€ : REPVBLICA PORTVGVESA : 2010”. No reverso, com uma composição idêntica ao anverso, surge a inscrição “+ IVSTVS : VT : PALMA : FLOREBIT” na orla da moeda. No campo central, é recriada a imagem da face do «Justo» que mostra o Rei sentado no trono.

Sem comentários:

Enviar um comentário